Iniciado a partir dos anos 2000,o congelamento de óvulos é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum . Os procedimentos para o congelamento de óvulos têm melhorado cada vez mais e são uma boa opção para aquelas mulheres que querem ou precisam adiar o sonho de serem mães.
No caso de mulheres que tiveram o diagnóstico de câncer e serão submetidas a tratamentos com quimioterapia, existe a possibilidade de congelamento dos óvulos, embriões e tecido ovariano.
No congelamento de tecido ovariano, é necessária a remoção de parte do ovário e seu congelamento antes do início do tratamento. Quando a paciente estiver curada, essa parte é reinserida no organismo para viabilizar uma gravidez natural.
No congelamento de óvulos, a mulher é submetida a estimulação do ovário, os óvulos são coletados e a seguir são congelados. Após a cura, esses óvulos são descongelados, fertilizados e os embriões são transferidos para o útero da mulher, assim ela pode engravidar.
Uma outra possibilidade é o congelamento dos embriões. A mulher é submetida a estimulação da ovulação, os óvulos são coletados, fertilizados e os embriões são congelados à espera do melhor momento para serem transferidos para o útero da mulher.
Importante ressaltar que com a melhora das técnicas de laboratório e das medicações utilizadas, o congelamento ou oncopreservação é um tratamento seguro, que não atrasa o início do tratamento do câncer e não piora seu prognóstico.
Pensar na oncopreservação é pensar na vida!!!
Troquei tudo até aqui porque achei que o texto estava completamente sem nexo. O que vcs acham de publicar esse sobre oncopreservação e continuar um segundo sobre o congelamento social?
Pacientes que ainda jovens descobrem doenças como câncer de mamas, Linfomas, Leucemia e até mesmo Câncer de ovário, entre outros, podem recorrer a esse procedimento como uma boa saída para tentar preservar a fertilidade.
O tratamento para combater o câncer pode causar a infertilidade. Atualmente para mulheres que serão submetidas a quimioterapia ou radioterapia recomenda-se o congelamento de óvulos e quando estiver curada e desejar engravidar a paciente precisa fazer completar as etapas da fertilização in vitro.
Este tratamento permitirá a gestação nas mulheres que se tornaram inférteis, e assim, realizar o sonho de gerar uma vida.
A infertilidade depende do tipo de quimioterapia e da idade da paciente. Não são todos os tratamentos com quimioterapia que deixam a mulher infértil. A idade mais avançada e alguns tipos de quimioterapia podem ter um impacto maior sobre a função do ovário.
Para mulheres que desejam se proteger contra a infertilidade futura devido AO EFEITO DA IDADE NA FERTILIDADE FUTURA, a criopreservação de Oócitos é eticamente permissível, e atende aos interesses legítimos das mulheres em sua autonomia na área reprodutiva.
Outra indicação são Pacientes transgêneros (mulheres designadas no nascimento), QUE QUEREM PRESERVAR O SEUS ÓVULOS ANTES Do tratamento hormonal para afirmação de gênero (homens trans). A preservação dos óvulos é feita para uso posterior, caso o próprio homem deseje engravidar ou uma parceira.
Como acontece com qualquer novo tratamento, no entanto, existem incertezas quanto à sua eficácia e efeitos a longo prazo.
Surgem muitas crenças sobre o método, por isso hoje resolvemos falar dos 4 principais mitos sobre o congelamento de óvulos para que você não fique com dúvidas. Confira!
1- O congelamento de óvulos é seguro?
Muitos pensam que o congelamento de óvulos não é um método seguro, podendo afetar talvez a formação do bebê ou até mesmo a saúde da mãe. Mas isso é um mito.
A gestação com o óvulo congelado não é diferente de uma gestação “tradicional” e as taxas de malformação de fetos é a mesma das gravidezes normais. O congelamento por si só não apresenta nenhum risco para a mãe ou o bebê.
2- Os óvulos perdem qualidade quando são congelados?
Esse é mais um dos mitos sobre o congelamento de óvulos, as pessoas pensam que depois de congelado o óvulo vai perdendo sua qualidade ao longo do tempo e se tornando “velhos”, mas isso não é verdade.
Depois de retirado o óvulo pode ficar congelado por anos, não tem um tempo limite. Existem casos onde ele foi fertilizado 15 anos depois que foi retirado e obteve sucesso.
Os óvulos são congelados EM NITROGÊNIO LÍQUIDO, a temperaturas muito baixas (-196 graus),e , isso faz com ele mantenha a sua qualidade.
3- O congelamento é um processo invasivo?
Nas clínicas especializadas o procedimento é realizado de forma cuidadosa sempre visando a saúde e o bem-estar da paciente.
Em todas as etapas do processo a mulher é a acompanhada pelo médico especialista em Técnicas de Reprodução Assistida.
Resumidamente, A mulher RECEBERÁ injeções diárias POR 10-12 dias, PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DE um grupo de seus óvulos , ATÉ QUE AMADUREÇAM. Neste período, SÃO REALIZADOS EXAMES LABORATORIAIS PARA analisar os níveis HORMONAIS na corrente sanguínea e EXAMES DE ultrassoM A FIM DE rastrear A resposta aos medicamentos.
Para remover ovos amadurecidos, a mulher passará então por uma breve procedimento ambulatorial (15- 30 minutos, normalmente) geralmente sob anestesia leve, para colher os ÓVULOS. Uma vez CAPTURADOS, são inspecionados por um embriologista, e aqueles ÓVULOS utilizáveis podem ser congelados indefinidamente.
4- O óvulo não é mais propriedade da mulher depois de congelado?
A mulher tem todo o poder sobre os óvulos depois que ele são retirados e congelados. São propriedade dela, o que é assegurado por Normas muito rígidas do Conselho Federal de Medicina e pela Anvisa.
Caso, o óvulo não seja utilizado, é a paciente quem decide o que será feito. Ela pode autorizar o uso para pesquisas científicas em laboratórios e até mesmo encaminhá-lo para doação dependendo da clínica, claro que preservando o anonimato.
Mas tudo isso depende dela e será tudo documentado e assinado, reconhecendo sua escolha.
Esses foram os 4 mitos sobre congelamento de óvulos que queríamos desmitificar. O método é um processo seguro e de qualidade que tem sido bastante eficaz em diversos casos.
Quer ter acesso a mais conteúdos gratuitos como esse? É só continuar acompanhando as postagens no nosso blog.