A Fertilização In Vitro já é utilizada há muitos anos, mas mesmo assim muitos casais ainda ficam em dúvida de como o processo acontece.
É necessário realizar diversos exames, estimular os ovários com medicamentos, coletar e fertilizar os óvulos, cultivá-los sob condições laboratoriais controladas, e finalmente transferir os embriões para o útero.
Para te ajudar a entender como são os primeiros dias do embrião após a FIV e o que acontece até chegar no dia do teste de gravidez, preparamos esse artigo. Acompanhe!
O dia-a-dia do embrião:
Dia 1 – Quando o óvulo e o espermatozóide se juntam, formam uma única célula, com um novo núcleo de 46 cromossomos, o pré-embrião, que chamamos de zigoto.
Dia 2 – Clivagem do zigoto, isto é, a divisão celular do zigoto começa. Primeiro ele é dividido em duas células e depois cada uma se divide em mais duas, chegando a quatro células, que são chamadas de blastômeros.
Dia 3 – Continuam as divisões celulares, chegando a 8 células . Neste dia é preciso avaliar a qualidade dos embriões, pois nem todos se desenvolvem da forma correta, alguns podem ter o desenvolvimento interrompido e não chegar a este estágio e podem não evoluir.
Dia 4 – A divisão celular ( mitose) continua rapidamente, o embrião atinge o estágio de Mórula. São 16 a 32 células,que mostram uma aderência célula-célula chamada compactação. Este processo é importante pois as células começam a gerar conexões entre si, devido à disseminação de estreitas junções intercelulares.
Dia 5 e 6 – Quando o embrião alcança o 5º dia, ele atinge o estágio de blastocisto, a forma mais desenvolvida do embrião, capaz de se implantar.Neste momento, o embrião apresenta quase 2 centenas de células e uma cavidade chamada de blastocele. A camada interna consiste em células-tronco embrionárias que se diferenciarão nos vários tipos de células necessários ao organismo, enquanto a camada externa formará a placenta e nutrirá o embrião.
Os embriões que apresentaram melhor desenvolvimento são identificados, classificados, e serão os escolhidos para serem transferidos ao útero da mãe.
Dia 7 a 12 – A implantação ou fixação do blastocisto no endométrio, camada que recobre a parede uterina internamente, ocorre após 7 dias de fertilização.Também chamado de nidação, o blastocisto afunda em uma cavidade formada no endométrio, dando início a formação da placenta e a produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana BetaHCG, que quando detectado no sangue ou na urina sinaliza o início da gestação.
O embrião implantado irá crescer e o acompanhamento da gestação será nas consultas periódicas de pré natal com o obstetra. Assim, é sempre importante procurar um médico especialista nesta área.
Esses são os primeiros dias do embrião após a FIV.
Quer ter acesso a mais conteúdo? É só continuar acompanhando o nosso blog!