Primeiros estágios do embrião após a FIV

A Fertilização In Vitro já é utilizada há muitos anos, mas mesmo assim muitos casais ainda ficam em dúvida de como o processo acontece.

É necessário realizar diversos exames, estimular os ovários com medicamentos, coletar e fertilizar os óvulos, cultivá-los sob condições laboratoriais controladas, e finalmente  transferir os embriões para o útero.

Para te ajudar a entender como são os primeiros dias do embrião após a FIV e o que acontece até chegar no dia do teste de gravidez, preparamos esse artigo. Acompanhe!

O dia-a-dia do embrião:

Dia 1 – Quando o óvulo e o espermatozóide se juntam, formam uma única célula, com um  novo núcleo de 46 cromossomos, o pré-embrião, que chamamos de zigoto. 

Dia 2 – Clivagem do zigoto, isto é, a divisão celular do zigoto começa. Primeiro ele é dividido em duas células e depois cada uma se divide em mais duas, chegando a quatro células, que são chamadas de  blastômeros.

Dia 3 – Continuam as divisões celulares, chegando a 8 células . Neste dia é preciso avaliar a qualidade dos embriões, pois nem todos se desenvolvem da forma correta,  alguns podem ter o desenvolvimento interrompido e não chegar a este estágio e podem não evoluir.

Dia 4 – A divisão celular ( mitose) continua rapidamente, o embrião atinge  o estágio de Mórula. São 16 a 32 células,que mostram uma aderência célula-célula chamada compactação. Este processo é importante pois as células começam a gerar conexões entre si, devido à disseminação de estreitas junções intercelulares.

Dia 5 e 6 – Quando o  embrião alcança o 5º dia, ele atinge o estágio de blastocisto, a forma mais desenvolvida do embrião, capaz de se  implantar.Neste momento, o embrião apresenta quase 2 centenas de células e uma cavidade chamada de blastocele. A camada interna consiste em células-tronco embrionárias que se diferenciarão nos vários tipos de células necessários ao organismo,  enquanto a camada externa formará a placenta e nutrirá o embrião.

Os embriões que apresentaram melhor desenvolvimento são identificados, classificados, e serão os escolhidos para serem transferidos ao  útero da mãe.

Dia 7 a 12 – A implantação ou fixação do blastocisto no endométrio, camada que recobre a parede uterina internamente,  ocorre após 7 dias de fertilização.Também chamado de nidação, o blastocisto afunda em uma cavidade formada no endométrio, dando início a formação da placenta e a produção do hormônio gonadotrofina coriônica humana BetaHCG, que quando detectado no sangue ou na urina sinaliza o início da gestação.

O embrião implantado irá crescer e o acompanhamento da gestação  será nas consultas periódicas de pré natal com o obstetra.  Assim, é sempre importante procurar um médico especialista nesta área.

Esses são os primeiros dias do embrião após a FIV. 

Quer ter acesso a mais conteúdo? É só continuar acompanhando o nosso blog!

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt