SAIBA MAIS SOBRE INFERTILIDADE MASCULINA

É comum achar que a infertilidade é um problema mais comum entre as mulheres. Porém, estudos apontam que a infertilidade conjugal atinge mulheres e homens na mesma proporção: 40% fator feminino, 40% fator masculino. Os outros 20% são causados por uma combinação de problemas de ambos os parceiros.

Portanto, é crucial que o homem também realize exames no momento em que o casal está buscando ajuda para engravidar. O recomendado é procurar por tratamento médico especializado após um ano de tentativas frustradas, sem uso de qualquer método contraceptivo.

 

Infertilidade masculina: o que pode causar?

 A infertilidade masculina pode ter diferentes causas, entre doenças, fatores hereditários e hábitos de vida. Entre os motivos mais comuns estão:

  • Alterações no sêmen: baixa produção e/ou má qualidade dos espermatozoides;
  • Varicocele: doença que causa a dilatação incomum das veias escrotais;
  • Azoospermia: ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado;
  • Infecções no órgão genital masculino;
  • Caxumba: doença que pode causar uma inflamação nos testículos;
  • Quimioterapia e radioterapia;
  • Envelhecimento;
  • Obesidade;
  • Alterações genéticas.

 

Tratamentos para a infertilidade no homem:

Antes de elencar os tratamentos, é preciso explicar sobre o diagnóstico. O principal exame realizado para avaliar a fertilidade masculina é o espermograma. Com ele é possível verificar a quantidade de espermatozoides no sêmen, bem como a qualidade e a capacidade de movimentação. Também podem ser pedidos exames para avaliação dos testículos.

Após identificada as causas, o médico recomendará o tratamento adequado. Em alguns casos, é possível solucionar o problema com uso de medicamentos e hormônios para fortalecimento dos espermatozóides, tratamento para inflamações e, até mesmo, cirurgias. Assim, posteriormente o casal conseguirá a concepção natural.

Entretanto, em outros casos é necessário recorrer às técnicas de reprodução humana assistida. Entre as mais consolidadas estão:

– Inseminação artificial: é feita a coleta do sêmen e, depois, os espermatozóides são depositados diretamente no útero da mulher. Esse tratamento também pode ser feito com sêmen doado.

– Fertilização in vitro (FIV): é feita a punção dos óvulos e a coleta do sêmen. Depois, a fecundação acontece em laboratório e os embriões são transferidos para o útero materno.

A Santa Fértil possui os melhores tratamentos e exames para diagnosticar e orientar os casais que estão buscando a realização do sonho de ter filhos.Estamos à disposição para te atender e responder todas as suas dúvidas.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt