PGD e PGS: qual a importância dos diagnósticos pré-implantacionais?

A medicina evoluiu muito ao longo dos anos, inclusive na área de reprodução humana assistida. Atualmente, além das modernas técnicas que possibilitam a fecundação em laboratório, é possível realizar exames e diagnosticar doenças antes mesmo da transferência do embrião para o útero materno. São os chamados testes pré-implantacionais. Os mais consolidados são o PGD e o PGS. Com eles, é possível preservar a saúde dos futuros filhos. Mas afinal, para que serve cada diagnóstico?

PGD

O PGD é indicado para casais com alto risco de transmissão de doenças genéticas para os filhos, como anemia falciforme e fibrose cística. Muitas vezes, esses casais não necessariamente têm indicação para se submeter ao tratamento de fertilização in vitro (FIV), mas escolhem esse caminho para que os embriões possam ser examinados e selecionados antes de serem transferidos para o útero. 

Com o PGD, famílias portadoras de doenças hereditárias podem eliminar mutações genéticas. Tal ação pode ser feita a partir da identificação dos embriões com saúde antes da gestação, protegendo os descendentes diretos e, como resultado, toda a árvore genealógica das futuras gerações.

PGS

O PGS é realizado para a análise cromossômica dos embriões. Permite, assim, avaliar o número dos cromossomos e, consequentemente, identificar qualquer alteração que possa desencadear doenças, como a síndrome de Down. 

Por que fazer esses exames?

Na medicina reprodutiva, exames como o PGD e PGS podem integrar o processo (quase que final) do aconselhamento genético. A consulta é feita com o médico geneticista. Durante o tratamento são perguntadas informações, tais como:

– Motivo do encaminhamento.

– Estado de saúde do casal.

– Exames já realizados.

– História familiar de doenças genéticas. 

– Infertilidade.

Além dos fatores acima listados, é construída uma árvore genealógica, cujo nome científico é heredograma, que mostra por meio de símbolos a história familiar do casal e pode mostrar, além das possíveis doenças, se existe algum parentesco entre o casal (consanguinidade). Com o PGD e PGS, a saúde vem em primeiro lugar!

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt