O sonho de ter filhos é idealizado tanto por homens quanto por mulheres. No entanto, alguns casais enfrentam a dificuldade de gerar uma vida na primeira tentativa ou até mesmo por meses. Mas você sabia que muitas vezes o estilo de vida pode interferir na fertilidade masculina e feminina? É isso mesmo! Existem vários aspectos que podem interferir no processo, como doenças, os alimentos que ingere e a vida que se leva, também se encaixam no grupo.
A alimentação faz parte do que chamamos de estado nutricional. Esse estado engloba:
– Peso.
– Qualidade de vida.
– Alimentação.
– Sedentarismo.
– Consumo de álcool e tabaco.
Ah! E não vale somente para as mulheres. Os homens que “cultivam” hábitos inadequados podem afetar a sua produção de sêmen. Seja alterando a qualidade, quantidade e até a motilidade dos espermatozoides. Isso tudo ocorre porque, com hábitos e alimentação saudáveis, não só a função reprodutiva de ambos os sexos melhora e sim, a saúde por inteira.
Alimentação de qualidade não é sinônimo de restrição. Por isso, para buscar manter a fertilidade o que é importante é o conjunto. São as práticas de exercícios físicos, equilíbrio do sistema endócrino, consumo reduzido ou nenhum de álcool e tabaco, além dos alimentos como:
– Cereais integrais.
– Frutas, verduras e legumes.
– Ferro.
– Ômega 3 e 6.
Não se esqueça de realizar check-ups, exames de rotina, ir ao médico e cuidar da sua saúde. A fertilidade pode ser preservada com pequenos hábitos diários que fazem toda diferença e, se a infertilidade for decorrente de outras questões, ter a saúde em dia é um belo e grande passo
para a busca do sucesso nos procedimentos realizados para gerar a vida. Procure especialistas de qualidade e tenha seu tratamento personalizado.