SAIBA MAIS SOBRE PERÍODO FÉRTIL

O período fértil é o momento que acontece a ovulação. Consequentemente, é o período que a mulher tem a maior probabilidade de engravidar. A janela fértil (como também é chamado) acontece geralmente, no meio do ciclo menstrual, cerca de 14 dias antes da próxima menstruação.

 

Mas por que saber exatamente qual o período fértil é tão importante para quem deseja engravidar? É que ao contrário dos homens, que produzem espermatozoides todos os dias, a mulher libera apenas um ou dois óvulos por mês e em um momento específico do ciclo. Por isso, quem deseja engravidar deve manter relações sexuais nos dias em que o óvulo estará disponível nas trompas.

 

O período fértil considera o dia em que acontece a liberação do óvulo e, também, o tempo que o espermatozoide tem para fecundá-lo (eles sobrevivem no organismo entre 3 e 5 dias). Os especialistas consideram que uma relação sexual que ocorra entre os três dias finais do período tem mais possibilidade de resultar em uma gravidez natural.

 

É fundamental ter em mente que enquanto os espermatozoides conseguem sobreviver no mínimo 72 horas, o óvulo sobrevive apenas um dia. Consequentemente, o período fértil acaba um dia depois da ovulação. Por isso, o ideal é que os espermatozoides já estejam nas trompas antes da liberação do óvulo.

 

Durante o período fértil e a ovulação é possível que a mulher perceba alguns sintomas como leve dor na região pélvica, aumento da libido e aumento da secreção vaginal, que fica semelhante a uma clara de ovo.

 

Se você deseja engravidar, peça ajuda ao seu médico para identificar corretamente o período fértil. Assim será possível planejar as relações sexuais para os dias mais propícios de fecundação.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt