Varicocele: o que é e como afeta a fertilidade?

A varicocele é caracterizada pela dilatação das veias que transportam o sangue nos testículos. Ela tem relação direta com a infertilidade, representando aproximadamente 40% das causas de infertilidade masculina. As causas ainda não foram descobertas pelos especialistas, no entanto, normalmente a doença é identificada durante a puberdade, quando há um aumento do aporte de sangue nos genitais, podendo afetar apenas um ou ambos os lados dos testículos.

Sua relação com a fertilidade está relacionada à produção dos espermatozoides. Eles são produzidos nos testículos e, para manter sua saúde e capacidade de fecundação, nenhuma condição ambiental e fisiológica deveria alterar o ambiente onde o sêmen se desenvolve. Com a varicocele, a dilatação das veias do escroto altera as condições para a produção de espermatozoides, além de causar dor.

A dilatação das veias provoca o aumento da temperatura dos testículos, sendo esta a principal teoria sobre seu impacto na fertilidade, o que pode explicar a diminuição da contagem, redução da motilidade e alterações morfológicas dos espermatozoides.

Para os homens que têm varicocele, o diagnóstico em relação a infertilidade nem sempre é positivo. O tratamento mais comum é a cirurgia ou embolização venosa. Após o procedimento cirúrgico, cerca de 2/3 dos pacientes melhoram sua condição e cerca de 40% consegue ter filhos, restabelecendo a fertilidade. Porém, entre 10 e 15% dos homens poderão ter uma reincidência da varicocele depois da cirurgia.

Homens com suspeita da doença devem procurar o médico o mais rápido possível. Para aqueles que não conseguirem restabelecer a sua fertilidade após o tratamento, a Fertilização In Vitro, com a técnica ICSA é uma alternativa para conseguir gerar a vida. Neste procedimento é selecionado um único espermatozoide que depois será introduzido diretamente no óvulo, facilitando a fecundação.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt