Como saber se a ovulação está ocorrendo?

 Quando o desejo de se tornar mãe bate à porta, o momento da ovulação se torna o mais aguardado a cada mês. Afinal, essa é a época mais propícia para conseguir engravidar. Os sinais da ovulação estão diretamente ligados ao ciclo menstrual feminino, quer ver?

A ovulação é a nomenclatura do momento ápice do ciclo fértil. Ela ocorre entre 12 a 16 dias antes menstruação. Nessa janela de tempo, o organismo gera alterações hormonais significativas para que o ovário libere um gameta feminino (óvulo) para possível fecundação – que só ocorrerá se houver o encontro do gameta masculino (espermatozoide) com o óvulo.

Ela ocorre uma vez a cada ciclo, por isso o momento é tão importante para os papais e mamães tentantes. Na data da ovulação, a mulher tem entre 10 e 25% de chances a mais de engravidar, caso não tenha nenhum problema de fertilidade, assim como o seu parceiro. Sendo assim, os casais que desejam ter um bebê devem se atentar ao calendário – também chamado de tabelinha – e aos sintomas femininos, para que pratiquem o ato sexual exatamente no período em que o óvulo está disponível.

Para os casais que enfrentam a infertilidade, dependendo do caso, o procedimento “coito programado” pode ser o mais indicado. O tratamento médico auxilia os futuros pais a encontrarem o melhor momento para as tentativas. Para começar a se monitorar, sempre considere o dia inicial da menstruação como o 1º dia do ciclo fértil. Essa referência ajudará a determinar os outros momentos. Comumente, a mulher tem um ciclo completo em 28 dias, e a ovulação ocorre na metade, portanto no 14º dia (pico). Sendo assim, a mulher está “mais fértil” nos dias próximos a essa data.

Mas há outros indícios para saber se está na época da ovulação. Por isso, toque-se. Dessa forma você, mulher, conseguirá notar se o muco cervical (localizado no interior da vagina) estará denso e elástico, semelhante à clara de ovo. Se sim, é sinal que você está no período ovulatório, já que a secreção vaginal é bem menos densa.

Além disso, os seios e a sensibilidade no abdômen também te auxiliam nessa “descoberta”.  Durante a liberação do óvulo pode-se sentir uma leve dor, semelhante a cólica, em um dos lados da região inferior do abdômen. As mamas ficam doloridas durante a ovulação, efeito dos hormônios que liberam o óvulo.

Outro fator que pode ser medido é a temperatura. Com a ajuda de um termômetro, você também poderá notar que sua temperatura corporal ficará de 0,5 a 1ºC acima do normal a partir da ovulação.

A libido, claro, também deve ser observada. Há um aumento significativo de desejo sexual, em grande parte dos casos, devido ao pico do hormônio LH e um leve aumento na produção de testosterona. São os estímulos que o corpo dá para que ocorra a reprodução. Então fique atenta e boa sorte para a realização de mais um sonho.

 

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt