Como é feita a inseminação intrauterina?

Mais conhecida como inseminação artificial, a inseminação intrauterina é um tratamento de reprodução humana no qual os espermatozoides são diretamente depositados dentro do útero, usando um cateter. O objetivo é possibilitar que os espermatozoides cheguem com facilidade até as tubas uterinas e encontrem o óvulo.

A inseminação intrauterina pode ser homóloga, quando utiliza o sêmen do próprio parceiro ou heteróloga, quando o sêmen utilizado para fertilização é de um banco de doadores anônimos. Essa segunda opção é muito utilizada também por casais homoafetivos do sexo feminino e por mulheres que desejam uma gravidez independente.

Este é um tratamento intermediário em reprodução humana, sendo menos invasivo. A inseminação intrauterina é indicada, principalmente, para mulheres diagnosticadas com endometriose leve, ou que apresentem problemas no colo uterino que não permitem a progressão natural dos espermatozoides dentro do organismo feminino.

Quando o parceiro apresenta disfunção ejaculatória, alterações no sêmen (como espermatozoides lentos e pouco móveis), ou histórico de doença genética grave que pode afetar a criança, a indicação é que se recorra ao banco de gametas e a inseminação intrauterina seja realizada com sêmen doado.

Mas como é feita a inseminação artificial? Após o casal passar por uma completa avaliação clínica, é realizada a indução da ovulação. A mulher toma uma medicação para conseguir uma ovulação múltipla. Essa é uma etapa crucial. Depois, o sêmen do parceiro é coletado. Os melhores espermatozoides são selecionados e o sêmen beneficiado é injetado no interior do útero da mulher.

A inseminação intrauterina não necessita de internação ou preparo especial. O sêmen deve ser colhido por automanipulação (masturbação) e depois preparado em laboratório. Mas é importante que haja uma abstinência sexual entre 2 e 5 dias antes de realizar a inseminação.

A mulher deve ficar em repouso por alguns minutos e depois já pode retomar as suas atividades diárias. Após 15 dias, caso não ocorra menstruação, um teste de gravidez pode ser realizado.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt