De olho no futuro: saiba mais sobre a preservação da fertilidade

A preservação da fertilidade é utilização de técnicas que mantêm o potencial reprodutivo tanto de mulheres como de homens. Com os avanços da medicina de reprodução humana, atualmente é possível adiar a gestação com segurança e planejar com cautela a melhor hora de ter filhos.

Quando falamos em preservação da fertilidade feminina, a técnica mais utilizada é o congelamento de óvulos por meio da vitrificação (congelamento ultrarrápido). Cerca de 90% dos óvulos sobrevivem após o descongelamento e podem ser fertilizados.

Esta é uma alternativa muito buscada pelo público feminino e garante mais autonomia na decisão de se tornar mãe. Antigamente, as mulheres eram pressionadas a engravidar jovens, antes que o “relógio biológico” impedisse uma gestação. Agora, elas podem engravidar mais velhas e dar prioridade a outros projetos antes de ter filhos.

Os homens também podem adiar a paternidade. Assim como os óvulos, o sêmen também pode ser congelado. É um procedimento seguro que garante, no futuro, a obtenção de espermatozoides viáveis para fecundação. O congelamento de sêmen é muito procurado por homens que desejam realizar uma vasectomia, para evitar filhos no atual momento, mas não querem descartar a possibilidade da paternidade no futuro.

É possível ainda congelar os embriões. Após a Fertilização In Vitro (FIV) nem todos os embriões são colocados no útero (o limite são quatro) e o excedente é congelado. Esses embriões podem ser descongelados para uma nova tentativa, caso a anterior não tenha dado certo ou para a gestação do segundo filho.

Além dos motivos pessoais e profissionais, a preservação da fertilidade também é indicada em casos de problemas de saúde. Os tratamentos oncológicos, por exemplo, quimioterapia e radioterapia, podem causar danos ao tecido ovariano e testicular, com diferentes graus de comprometimento da fertilidade (que pode ser temporária ou permanente). A técnica de preservação utilizada dependerá do tipo de tratamento oncológico e do tempo hábil do paciente.

A preservação da fertilidade é uma solução moderna de planejamento familiar, que confere mais autonomia e segurança aos futuros papais.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt