PARA QUE SERVE O ESPERMOGRAMA?

Engana-se quem pensa que os problemas para ter filhos atingem somente as mulheres. Os homens também estão propensos à infertilidade. Pensando nisso, no início do tratamento para a reprodução humana são realizados diversos exames, visando investigar as causas da infertilidade e, assim, traçar um tratamento personalizado. E, entre os exames solicitados, está o espermograma.

O exame analisa a saúde dos espermatozoides produzidos pelo homem, por meio de uma amostra de sêmen coletada, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu principal objetivo é apontar dados sobre a saúde reprodutiva do paciente. Além disso, os médicos normalmente realizam três espermogramas independentes para obter resultados mais conclusivos. É importante ressaltar que, o espermograma não é um exame invasivo, é indolor e não apresenta riscos à saúde.

Fatores analisados
No exame de espermograma, são analisados fatores macroscópicos como, por exemplo: o volume, viscosidade, liquefação (quanto tempo o material demora para ficar líquido), coloração e pH do sêmen, e também quesitos microscópicos, que incluem a concentração de espermatozoides, motilidade (capacidade de locomoção dos espermatozoides) vitalidade e morfologia dos gametas.

Resultados
Os resultados do espermograma mostram como está a fertilidade do paciente, ou seja, se seus espermatozoides estão em condições de chegar com vida até o óvulo e, assim, ocorrer a fecundação. Ele também pode indicar a existência de outros problemas em órgãos como a próstata. O diagnóstico só poderá ser deferido após a consulta médica e análise de todos os exames realizados.

Ter um pequeno pela casa é o sonho de muitos casais. Por isso, mesmo na dificuldade, a medicina e as tecnologias estão prontas para ajudar. Não deixe o seu sonho de lado. Conte sempre com especialistas.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt