Mãe após os 40: desafios e opções para maternidade tardia

Atualmente, as mulheres têm,  cada vez mais, adiado a maternidade. Agora, os 40 são os “novos 30”. Seja por questões profissionais , financeiras, ou escolhas pessoais, as mulheres tomam a decisão de adiar o momento de ter filhos. No entanto, a fertilidade feminina está diretamente relacionada à idade. Por isso, para aquelas que desejam ser mães, tardiamente, é necessário preservar a fertilidade ou recorrer ao banco de óvulos. Veja algumas dessas opções: 

Congelamento de óvulos

Uma das principais alternativas para adiar a maternidade é o congelamento de óvulos. Eles são retirados de dentro dos folículos por meio de uma agulha bem fina, maturados em laboratório e depois congelados em nitrogênio líquido a -196ºC. 

Os óvulos podem ficar congelados por tempo indeterminado, sem perder a qualidade reprodutiva. No entanto, o idade em que a mulher  faz a procedimento interfere nos índices de sucesso do tratamento. Por isso, o recomendado é que os óvulos sejam congelados antes dos 35 anos. 

Ovodoação

Nesse caso, a futura mãe (mulher receptora) realiza uma fertilização in vitro (FIV) com óvulos de uma doadora anônima, escolhidos em um banco de gametas. A mulher poderá fazer a opção baseada nas características da doadora como idade, cor da pele, cor dos olhos etc. 

O tratamento é indicado para mulheres que não possuem mais óvulos, seja devido a menopausa seja por alterações nos ovários. Depois de obtidos os óvulos, eles são fertilizados com o sêmen do futuro pai, parceiro da receptora, e os embriões resultantes são transferidos para o útero da futura mãe, seguindo as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Fertilização in Vitro (FIV)

O avanço da tecnologia médica mostra que a fertilização in vitro (FIV) é o tratamento mais indicado, seja com óvulos próprios seja doados, para uma gravidez tardia saudável. 

Se você é mulher, já atingiu os 30 anos e deseja adiar a maternidade, estude com carinho cada uma das alternativas e, com a ajuda de especialistas, escolha o tratamento mais indicado ao seu perfil!

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt