OUTUBRO ROSA: COMO A ONCOFERTILIDADE MANTÉM VIVO O SEU SONHO?

Por todos os anos, os meses representam uma cor simbólica para cada luta enfrentada pela sociedade. Em outubro não é diferente. O movimento denominado “Outubro Rosa” busca conscientizar a população, principalmente as mulheres, sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce para a cura da doença.

O câncer de mama tem acometido, cada vez mais, mulheres com menos de 40 anos, que ainda desejam ter filhos. Mas você sabia que é possível adiar o sonho da maternidade durante o tratamento, sem ter que esquecê-lo? Sim! Estamos falando da oncofertilidade. Para saber mais sobre o assunto continue a leitura desse post.

O que é oncofertilidade?

A Oncofertilidade é a especialidade da medicina que surgiu com o objetivo de manter a fertilidade de pacientes com câncer. Isso porque tratamentos como a radioterapia e quimioterapia podem levar à infertilidade – no caso das mulheres – pela destruição de células dos ovários, lesões e até pela retirada do útero. Dessa forma, ao preservar a fertilidade, busca-se a preservação da chance de engravidar futuramente.

Quando colocar a oncofertilidade em ação?

Preferencialmente, a preservação da fertilidade deve ser realizada antes do início do tratamento para o câncer, levando sempre em consideração a idade da paciente e a programação do tratamento oncológico. No caso das mulheres, o tratamento é realizado por meio do congelamento de óvulos ou embriões. Mas é claro que, como em qualquer outro processo, são necessárias etapas para que se chegue ao resultado esperado.

Etapas da oncofertilidade

– Consultar-se com o médico de reprodução humana, em concordância com o médico responsável pelo tratamento oncológico;
– Determinar a melhor tática de preservação da fertilidade;
– Realizar exames para avaliação dos órgãos reprodutivos femininos;
– Coletar os óvulos ou congelar o embrião;
– Retornar ao oncologista para início do tratamento oncológico;

Mantendo vivo o sonho de ser mãe

Após a cura do câncer ser alcançada, a mulher que deseja ter filhos deverá retornar ao médico especialista em reprodução humana e definir o seu tratamento personalizado para ter em seus braços, o seu bebê. Lembre-se: o importante é nunca desistir nas adversidades.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt