DOAÇÃO DE SÊMEN PARA FIV: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Na busca por gerar a vida, muitos casais recorrem aos métodos de reprodução humana assistida. E o primeiro passo para realizar o sonho de ter filhos é descobrir as possíveis causas da infertilidade e, assim, dar início ao tratamento personalizado. Nos homens, o exame mais realizado é o espermograma, que avalia as características e a vitalidade dos espermatozoides. Em muitos casos, o sêmen do paciente não pode ser utilizado. Sendo assim, o ideal é realizar uma fertilização in vitro (FIV) com sêmen de um doador. Mas como isso deve ser feito? 

O QUE É DOAÇÃO DE SÊMEN?

A doação acontece quando um homem cede os seus espermatozoides para que esses sejam fecundados com um óvulo de outro casal, durante o processo de reprodução humana assistida. No Brasil, a lei prevê que a doação seja anônima e voluntária. 

QUEM PODE OU NÃO DOAR?

De acordo com a legislação brasileira, o homem que deseja doar o seu sêmen para os bancos específicos ou em clínicas de reprodução assistida, deve: 

– Ter entre 18 e 44 anos;

– Ser saudável;

– Não apresentar alterações no sêmen, como menor quantidade de espermatozoides. 

COMO O CASAL TENTANTE CONSEGUE A DOAÇÃO?

O casal consegue ter acesso ao sêmen doado em banco de gametas, centros e clínicas de reprodução humana, como a Santa Fértil. Após a escolha, o casal passará por todo o processo de fertilização in vitro (FIV). O óvulo é fecundado em laboratório e, posteriormente, o embrião é transferido para o útero materno.

ANONIMATO É REGRA

O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina que os doadores de gametas tenham a sua identidade preservada. É proibido que os casais receptores conheçam os doadores e vice-versa. Os futuros papais terão acesso apenas a informações como biotipo, altura e peso dos doadores. Além disso, é proibido que seja feita exploração comercial, ou seja, todo o processo deve ser voluntário.

 

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt