MIOMAS E FERTILIDADE FEMININA: ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS

Estudos mostram que entre 30% e 80% das mulheres são acometidas pelo aparecimento de miomas durante a sua idade fértil. Uma das principais dúvidas sobre a doença é se os miomas afetam a fertilidade feminina. Mas antes de responder essa pergunta, vamos entender melhor sobre essa doença tão comum entre as mulheres. 

O QUE SÃO MIOMAS?

Os miomas, também chamados de fibromas, são tumores benignos do útero. Eles aparecem a partir de um distúrbio hormonal, principalmente de estrogênio, que causa uma espécie de enovelamento das fibras musculares. Consequentemente, há a formação de nódulos no órgão. São de consistência firme e a sua coloração é esbranquiçada. Na maioria dos casos, os miomas regridem, espontaneamente, durante a menopausa.

SINTOMAS 

A maioria das mulheres não apresentam os sintomas. No entanto, alguns deles devem ser considerados, como: 

– Pressão na bexiga;

– Dor no abdômen;

– Sangramento uterino anormal;

– Dificuldade para engravidar;

– Dor pélvica com hemorragia. 

MIOMA PODE CAUSAR INFERTILIDADE?

Alguns tipos de miomas não prejudicam a fertilidade. Entretanto, os chamados de submucosos são, comprovadamente, redutores da chance de gestação. Eles ocupam a cavidade interna do útero ou a parede do órgão (intramural), impedindo a fixação do embrião. Geralmente, isso acontece com os miomas com diâmetros de 4 a 5 cm, ou seja, mais volumosos. 

TRATAMENTOS

Após descobertos, os miomas precisam ser tratados, independente de já apresentarem ou não sintomas. Os cuidados variam de acordo com a idade da paciente e o tipo e tamanho dos miomas. Geralmente, é possível regredir a doença com o uso de medicamentos. Em casos mais graves, é necessário tratamento cirúrgico. 

A melhor forma de evitar que os miomas causem grandes danos, como a retirada do útero, é o diagnóstico precoce. Para isso, é fundamental que a mulher visite o seu ginecologista regularmente e realize os exames, incluindo a ultrassonografia transvaginal. 

Lembre-se de que a sua saúde importa e muito!

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt