É POSSÍVEL ENGRAVIDAR FORA DO PERÍODO FÉRTIL?

O período fértil é o momento que acontece a ovulação. Consequentemente, é o período que a mulher tem a maior probabilidade de engravidar. A janela fértil (como também é chamado) acontece geralmente, no meio do ciclo menstrual, cerca de 14 dias antes da próxima menstruação. 

Ao contrário dos homens, que produzem espermatozoides todos os dias, a mulher libera apenas um ou dois óvulos por mês e em um momento específico do ciclo. Por isso, quem deseja engravidar deve manter relações sexuais nos dias em que o óvulo estará disponível nas trompas. 

EXISTEM SINTOMAS?

Durante o período fértil, é possível que a mulher perceba alguns sintomas como leve dor na região pélvica, aumento da libido e aumento da secreção vaginal, que fica semelhante a uma clara de ovo.

COMO CALCULAR O PERÍODO FÉRTIL?

Considerando um ciclo menstrual normal, ou seja, com duração média de 28 dias é possível calcular o período fértil da seguinte forma: 

– Primeiramente, é preciso contar 14 dias a partir da data da última menstruação;

– Depois, é só contar três dias antes e três dias depois da data base, descoberta no primeiro item. O período fértil é justamente esse intervalo.

É POSSÍVEL ENGRAVIDAR FORA DO PERÍODO FÉRTIL?

Para que a concepção aconteça, é indispensável que a mulher esteja ovulando. Por isso, não é possível engravidar fora do período fértil. No entanto, existem muitos casos em que acontece uma confusão das datas, ou seja, mulheres com ciclo irregulares podem achar que não estão no período fértil, quando na verdade estão. 

Além disso, episódios de estresse, adrenalina ou mesmo doenças como cistos nos ovários podem desregular o ciclo menstrual da mulher. 

Por isso, se é o seu desejo engravidar, é preciso ficar atenta ao melhor dia de seu ciclo menstrual e, em casos de dificuldades para gerar a vida, procurar a ajuda médica especializada.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt