TESTE DE GRAVIDEZ: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Testes de gravidez são velhos conhecidos de quem está tentando engravidar. Sejam os rápidos testes de farmácia ou mesmo os exames de sangue, eles são fundamentais para detectar uma gestação, mesmo que ela esteja bem no início. No entanto, ainda que os testes pareçam simples, é comum que ainda existam muitas dúvidas: “como eles funcionam?”, “qual o grau de eficácia?”, “como devem ser feitos?”. Para esclarecer essas e outras questões sobre testes de gravidez continue a leitura desse post.

QUAIS OS TIPOS DE TESTES DE GRAVIDEZ EXISTENTES?

Existem dois tipos de testes de gravidez no mercado atualmente: o de urina e o de sangue. Ambos conseguem detectar o hormônio gonadotrofina coriônica humana, conhecido como HCG e que é produzido pela placenta quando a mulher está grávida.

TESTE DE URINA

Também conhecidos como testes de farmácia, eles são muito utilizados por serem facilmente acessíveis e apresentarem resultados imediatos. Portanto, pela comodidade, este tipo de teste costuma ser a primeira alternativa para a mulher descobrir se está grávida.

Existe uma enorme variedade de marcas, mas todos funcionam da mesma forma: detectando a presença do HCG na urina. O resultado é rápido e de fácil compressão:
 Dois riscos: resultado positivo, indicando a confirmação da gravidez
 Um risco: resultado negativo, indicando que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para ela que seja detectada.

Credibilidade do resultado: a precisão dos resultados de testes de farmácia pode variar de 95% a 99%, dependendo do produto e do fabricante. Para uma melhor precisão, o teste deve ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual. Isso porque, quando o teste é feito muito cedo, a quantidade de hormônio HCG na urina ainda é muito pequena, podendo não ser detectada.

TESTE DE SANGUE
Os exames de sangue são mais precisos, por possuírem menos interferentes. Neste tipo de teste de gravidez, o resultado pode demorar algumas horas para ser liberado. Vale lembrar, que o mesmo deve ser feito apenas em laboratórios. A gravidez é detectada pela concentração do hormônio HCG no sangue.
Credibilidade do resultado: de forma geral, o resultado do exame de sangue é extremamente confiável, mas recomenda-se esperar de 9 a 12 dias após a fecundação para realizá-lo.

ERROS QUE COMPROMETEM OS RESULTADOS DE TESTE DE GRAVIDEZ
Um erro comum, mas que pode ser fatal na hora de obter um resultado do teste de gravidez, é não esperar o atraso menstrual. Muitas mulheres, devido a ansiedade em engravidar, acabam realizando um teste de farmácia 3 ou 4 dias após a relação sexual. Nestes casos, o resultado será negativo, pois os níveis de hormônio ainda estão baixos.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt