VOCÊ SABIA? DSTS PODEM CAUSAR INFERTILIDADE

As DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis, são um grupo de doenças infecciosas que são transmitidas, principalmente, por meio de relações sexuais. Quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, as DSTs podem evoluir e causar infertilidade, principalmente nas mulheres.

As DSTs também podem resultar em complicações como inflamação, obstrução ou danificação das tubas uterinas, o que dificulta o encontro do óvulo com o espermatozoide.

DST’S E AS CONSEQUÊNCIAS NA FERTILIDADE FEMININA
Por causa de sua anatomia, os órgãos sexuais femininos têm maior propensão a infecções muitas vezes silenciosas, que podem comprometer a fertilidade de modo irreversível. O HPV, particularmente, é bastante perigoso, pois é o responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero.

Em casos mais graves, podem gerar infecções na cavidade pélvica, onde fica o aparelho reprodutor feminino. O tratamento pode incluir a retirada do ovário e da tuba acometidos, impedindo a concepção natural, além de dificultar os tratamentos de reprodução assistida. Há ainda os casos onde a mulher desenvolve uma gravidez ectópica, causada por uma dificuldade no transporte do embrião até o local correto. Desta forma, o feto começa a se
desenvolver ainda na tuba uterina e caso persista, pode destruir as estruturas maternas,
que são bastante delicadas.

DST’S E AS CONSEQUÊNCIAS NA FERTILIDADE MASCULINA
As DSTs também podem prejudicar a fertilidade masculina, ainda que os sintomas demorem mais a aparecer. Nos homens, as doenças estão relacionadas à próstata, infecção do canal da urina e epidídimo (local onde ocorre o amadurecimento dos espermatozoides). O efeito resulta em uma piora significativa na qualidade do sêmen.
Clamídia e gonorreia são algumas das doenças sexualmente transmissíveis que mais afetam a fertilidade masculina. Nestes casos, as feridas podem causar aderências nas estruturas do aparelho reprodutor masculino, atrapalhando a passagem do sêmen.

E O QUE FAZER QUANDO A PESSOA JÁ TEVE UMA DST E APRESENTA PROBLEMAS DE FERTILIDADE?
Quando uma pessoa já identificou um problema de fertilidade por causa de alguma DST, a solução é recorrer aos métodos de reprodução assistida. O método mais indicado é Fertilização In Vitro.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt