GRAVIDEZ COM APENAS UMA TROMPA: É POSSÍVEL?

Os problemas de ovulação são responsáveis por boa parte das causas de infertilidade entre as mulheres. No entanto, também existe um outro problema, pouco conhecido, mas  que é uma das causas mais frequentes de dificuldade para engravidar entre as mulheres: as alterações nas trompas.

As trompas possuem um importante papel na fertilidade da mulher. Para exemplificar melhor, é preciso entender que as trompas de Falópio, também chamadas de tubas uterinas, são as responsáveis pelo transporte dos óvulos do ovário para a cavidade uterina e, também, são a passagem dos espermatozoides até o óvulo, para que aconteça a
fecundação.

As causas mais comuns que provocam a perda de uma das trompas são: endometriose, obstrução, gravidez ectópica.
Mas, após este diagnóstico fica a dúvida: é possível engravidar com apenas uma trompa?

Gravidez com apenas uma trompa

A boa notícia é que sim. Uma mulher com apenas uma trompa ainda pode ser mãe. Porém, existem algumas complicações. Nestes casos, um exame chamado histerossalpingografia poderá ajudar a identificar possíveis obstruções ou anomalias nas trompas.

Um diagnóstico médico é fundamental nestes casos, pois irá orientar a mulher a seguir um planejamento para engravidar. Há ainda a possibilidade de ser mãe de forma natural, a partir de uma cirurgia para tentativa de desobstrução das trompas.

Como aumentar as chances de engravidar com uma trompa?

Se a mulher ainda possui pelo menos uma trompa em boas condições e óvulos que ficam maduros, ainda pode haver boas chances de engravidar. Nestes casos, é fundamental o acompanhamento com o médico, que irá monitorar a ovulação mês a mês por meio de exames de imagem.

Assim, a relação sexual deve acontecer no mês em que a trompa saudável liberar o óvulo. Simultaneamente, também pode ser feita a indução da ovulação, por meio de medicamentos. Isso permite que mais óvulos sejam liberados pelo ovário saudável, aumentando as chances de concepção natural.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt