5 RESPOSTAS SOBRE RECÉM-NASCIDOS

Toda gestação é um novo mundo a ser descoberto, com surpresas diárias para os pais. Para se sentirem mais preparados, é comum buscar respostas sobre recém-nascidos e sanar as principais dúvidas sobre a chegada do bebê. 

Para que seja um período mais simples de adaptação, confira algumas perguntas e respostas sobre os cuidados essenciais com recém-nascidos.

5 respostas sobre recém-nascidos que você precisa saber! 

1- Qual melhor jeito de cuidar do umbigo do recém-nascido?

O coto umbilical deve ser higienizado todos os dias para evitar infecção. Os cuidados básicos são lavá-lo durante o banho com água e sabão e, em seguida, no trocador, secar a região com uma toalha, sem esfregar. Por fim, higienizar o umbigo com uma haste flexível e álcool 70%. Caso perceba algum inchaço, vermelhidão, mau cheiro ou secreção, fale com o pediatra. 

2- Como devem ser as visitas aos recém-nascidos? 

É importante ter cuidado com as visitas após o parto, pois o bebê ainda é muito frágil e sem imunidade às infecções. Apesar de muito gratificante para os pais receber visitas no pós-parto, é importante que pessoas com infecções respiratórias, lesões de pele ou diarreia não tenham contato com o recém-nascido. Além disso, todos devem higienizar as mãos antes de tocar no bebê. 

3- Existe uma posição certa para o banho?

A melhor posição para o banho é aquela que a mãe está segura para manusear o filho. Converse com o pediatra sobre as possibilidades e encontre aquela que você se sente melhor. A água para o banho deve estar na temperatura entre 27ºC e 29ºC, use sabonete neutro e evite produtos com cheiro. 

4- Qual a frequência de visitas ao pediatra?

Após sete dias de vida, o bebê deve ter sua primeira consulta com o pediatra, que vai analisar sua alimentação e tirar algumas dúvidas dos pais. Depois disso, é importante manter visitas mensais até completar 6 meses. Se tudo estiver normal, dos 6 aos 12 meses, uma visita bimestral é o indicado. Dos 2 aos 5 anos, uma vez por semestre e, a partir dos 5 anos, uma vez ao ano.

5- Quando o meu bebê já pode sair para passear comigo?

Após os primeiros 30 dias. É recomendado que no primeiro mês de vida o bebê fique apenas em casa, recebendo visitas com parcimônia, para preservar sua saúde. Se o bebê nasceu a termo, com peso ideal, pode sair após esse período. Já os prematuros e/ou que nasceram abaixo do peso, é importante conversar com o pediatra antes de levá-los para passear.  

Pronto! Algumas respostas sobre recém-nascidos nós esclarecemos nesse conteúdo, mas com certeza você ainda tem várias, não é mesmo? Então continue navegando no blog e confira conteúdo relevante para essa fase da vida. 

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt