É POSSÍVEL TER FILHOS APÓS UMA VASECTOMIA?

A vasectomia é um método contraceptivo masculino seguro e rápido, realizado cirurgicamente. Seu objetivo é impedir a presença de espermatozoides no líquido ejaculado pelo homem, mas nada interfere no desempenho sexual, ao contrário do que pensam muitas pessoas. 

Outro mito é a impossibilidade de reverter a infertilidade no futuro, caso o casal queira ter outro filho. Não é bem assim. Existem duas opções para voltar atrás. Neste conteúdo vamos explicar todos os detalhes. Continue a leitura e saiba mais! 

Como reverter a vasectomia?

É possível tentar dois caminhos quando o paciente deseja reverter a vasectomia: o primeiro é uma microcirurgia, que busca retomar a função do canal que foi cortado, por onde passam os espermatozóides. A chance de sucesso dessa intervenção está diretamente ligada ao tempo entre a vasectomia e a reversão. 

Em reversões com menos de 3 anos após a vasectomia, a chance de gravidez natural é 76%. Entre 3 e 8 anos, esse número cai para 53% de chances de gravidez. Quanto mais tempo após a vasectomia, menores são as chances de sucesso para uma gravidez natural. 

Quando não é possível uma gravidez natural, a segunda alternativa é recorrer ao método de fertilização in vitro (FIV) com injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI). Por meio de um procedimento chamado biópsia testicular, utilizando uma agulha super fina, o médico consegue retirar os espermatozoides direto da bolsa escrotal. 

Depois, os gametas masculinos são fertilizados com os óvulos em laboratório. Após o período de desenvolvimento, os embriões são transferidos para o útero materno e a gravidez segue normalmente.

O sucesso desse procedimento é alto, mas a idade da parceira afeta diretamente os resultados. Quanto mais nova, maiores as chances de gravidez.

Agora você já sabe como a vasectomia pode ser revertida. Gostou de saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando nossas atualizações aqui no blog.

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt