Antigamente, era muito comum as avós passarem um tempo auxiliando no cuidado dos netos depois do nascimento. Elas traziam a experiência da vida materna e, assim, podiam auxiliar nas tarefas do dia a dia, como dar banho e fazer o bebê dormir.
A presença da avó é fundamental durante toda a gravidez, parto e puerpério. No entanto, para que se sintam mais seguras e autônomas na criação dos filhos, muitas mães têm recorrido aos serviços de consultoria, buscando por ajuda especializada.
O que é a consultoria materna?
É um serviço oferecido por profissionais de enfermagem, com o objetivo de tirar dúvidas e auxiliar as famílias nos cuidados com o bebê, principalmente nas primeiras semanas após o parto.
Muitas pessoas não sabem, mas o aleitamento materno e os cuidados diários com o recém-nascido exigem muita dedicação e conhecimento. A amamentação, por exemplo, não acontece de forma espontânea para todas as mães. Leite empedrado, dor ao amamentar e inflamações estão entre os problemas mais comuns.
Esses profissionais vão orientar sobre os alimentos que a mãe pode consumir durante a amamentação, dar dicas de como promover a pega correta do bebê, de como aumentar a produção do leite etc. Eles também vão auxiliar a mulher nos cuidados com as mamas, evitando feridas, mastite e outras doenças que podem prejudicar a amamentação.
Além disso, criar uma rotina para o bebê e saber lidar com as cólicas, por exemplo, não são tarefas fáceis. Por isso, contar com a ajuda não só da família, mas também de um profissional, dá mais tranquilidade e segurança para a mãe, eliminando medos e criando um vínculo saudável com o bebê.
Consultoria materna para os pais
Apesar do seu principal foco ser em mulheres, a consultoria também pode ser contratada por pais solteiros ou casais homoafetivos masculinos que precisem de ajuda para cuidar do recém-nascido.
Informação e apoio são fundamentais para as famílias vivenciarem a chegada do bebê com muito amor e tranquilidade.