GRAVIDEZ HOMOAFETIVA: QUAIS AS OPÇÕES PARA CASAIS MASCULINOS E FEMININOS?

Você sabia que no Brasil os casais homoafetivos têm os mesmos direitos à reprodução assistida que os heterossexuais? Por meio da resolução do Conselho Federal de Medicina, desde 2013 a legislação brasileira garante essa possibilidade para que casais homoafetivos também tenham a chance de realizar o sonho de ter filhos biológicos.

No entanto, ainda que a resolução já esteja em vigor há alguns anos, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as opções disponíveis de tratamento atualmente, tanto para casais femininos, quanto para casais masculinos.

Confira abaixo quais são as possibilidades para cada um desses casos.

Casais homoafetivos masculinos

Para os casais formados por homens, é indicada a fertilização in vitro (FIV) com óvulo doado e útero de substituição.

A doadora temporária do útero precisa fazer parte da família de algum dos parceiros, em um parentesco consanguíneo de até quarto grau. Já os óvulos utilizados na fertilização são obtidos de um banco de gametas. Vale ressaltar ainda, que a doação do sêmen será feita por apenas um dos parceiros.

Casais homoafetivos femininos

Os casais formados por mulheres podem escolher entre duas técnicas: inseminação intrauterina e fertilização in vitro (FIV). Em ambos o sêmen utilizado será de um doador anônimo, obtido em um banco de gametas.

Na inseminação artificial, uma das mulheres será escolhida para a gravidez. Ela tomará medicamentos estimulando a ovulação. Depois, o sêmen escolhido é beneficiado em laboratório e injetado no interior do útero da mulher.

Há também a possibilidade da fertilização in vitro (FIV). Essa técnica possui um grande benefício: as duas mulheres podem participar diretamente da gravidez. Uma doará o seu óvulo e a outra irá gerar o bebê em seu útero.

O óvulo é extraído e fecundado com o espermatozoide (doado) em laboratório. Após o tempo adequado, o embrião é transferido para o útero da outra parceira (ou da mesma que doou o óvulo, a depender das condições clínicas de cada uma).

Para entender melhor a diferença entre as técnicas de fertilização in vitro e inseminação intrauterina acesse esse artigo aqui.

Um outro ponto importante para o sucesso de qualquer tratamento de reprodução assistida é a escolha da clínica correta. Decidir por um local de qualidade e que ofereça, além de segurança, respeito e tratamento ético, é fundamental. Por isso, conte conosco na busca pelo sonho de gerar a vida!

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt