COMO FICAM OS TRATAMENTOS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS?

Com a pandemia da Covid-19, nossos hábitos foram alterados. Agora, é necessário permanecermos em casa, bem como mantermos o distanciamento social. Porém, para quem deseja engravidar, sabemos que o tempo é um fator importante no caso dos tratamentos de reprodução assistida.

Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgou uma nova nota técnica com recomendações para a retomada dos tratamentos de reprodução assistida durante a pandemia da Covid-19 no Brasil.

A atualização trouxe novas diretrizes para a realização dos tratamentos, ressaltando também a importância da avaliação personalizada em cada caso.

Quais são as orientações das autoridades de saúde?

Segundo a Anvisa, o recomendado é aguardar. E por mais que essa orientação aumente a ansiedade de quem estava planejando engravidar, o ideal é manter a calma e não perder a esperança.

É importante entender que o processo de cada tratamento exige um tempo de preparação antes do início da estimulação ovariana. A boa notícia é que essa preparação pode ser feita mesmo no isolamento, com o devido acompanhamento de especialistas.

Desta forma, quando o período de isolamento acabar, os pacientes poderão dar sequência ao tratamento o mais rápido possível.

Em quais casos os tratamentos devem continuar?

Continuam sendo priorizados os casos oncológicos ou aqueles em que o adiamento possa prejudicar o tratamento de fertilização, seja pela idade ou pelo comprometimento da reserva ovariana.

Em outros casos, como diagnóstico de endometriose grave, a recomendação é que o médico faça uma avaliação junto à paciente para conferir a necessidade, ou não, de início imediato do tratamento.

É válido lembrar que aqui na Santa Fértil todos os casais que tiverem aval para seguir com o tratamento estão sendo atendidos, seguindo os protocolos de segurança. Dentro da clínica, todos os pacientes têm sua temperatura medida, recebem máscaras e luvas e têm o mínimo contato possível com funcionários.

Além disso, eles passam por uma avaliação de possível contaminação assintomática, com o intuito de confirmar se foram ou não infectados pelo novo coronavírus.

Esperamos que assim que esse período passar, possamos estar prontos a buscar com você a melhor alternativa para a realização de seu sonho!

Marque sua consulta

ENVIE SUA MENSAGEM

Onde estamos

CONTATO

FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta: 07h às 18h

Sábado: 07h30 às 12h

Todos os direitos reservados para Art BH. Desenvolvido por Agência Salt