A infertilidade primária consiste na dificuldade do casal em ter seu primeiro filho, sendo o tipo mais conhecido entre a população. No entanto, você sabia que casais que já geraram filhos podem ter dificuldades em conceber novamente? Essa é a chamada infertilidade secundária.
O termo refere-se aos casais que, após 12 meses de relações sexuais desprotegidas, falharam em conceber outro filho. As causas da infertilidade secundária podem vir tanto da mulher quanto do homem e só a partir de sua identificação é que será possível determinar o seu tratamento. Porém, pode haver algumas causas potenciais:
- Obstrução tubária
- Miomas ou endometriose
- Alterações hormonais
- Baixa produção de espermatozoides
Como identificar a infertilidade secundária?
O diagnóstico de infertilidade secundária tende a ser tardio, pois muitos casais costumam não cogitar a possibilidade de algum problema que impeça a concepção, levando em consideração a gravidez anterior.
A infertilidade secundária, muitas vezes, decorre do estilo de vida do casal, como a má alimentação, obesidade, tabagismo, álcool e outros drogas. Ao identificar estes pontos, é necessário procurar rapidamente um especialista que realize os exames necessários para a indicação do melhor tratamento.
A infertilidade secundária tem cura?
Sim! Existe hoje no mercado uma variedade de tratamentos disponíveis para que o sonho de ver a família crescer se torne realidade para o casal. O processo de tratamento é igual ao da infertilidade primária: se investiga esperma, útero, trompas, hormônios e se há endometriose na mulher.
Nestes casos, as chances de engravidar vão depender do problema e do tipo de tratamento a ser realizado. Mas de modo geral, casais com infertilidade secundária têm mais chance de engravidar do que os que nunca tiveram filhos. Dentre os métodos mais comuns para conseguir engravidar, o casal pode optar pela fertilização in vitro e a inseminação artificial.
Ao se deparar com o diagnóstico de infertilidade, procure sempre a ajuda de médicos especializados no assunto. Buscar ajuda significa que o primeiro passo já foi dado para a realização do seu sonho.